Conheça os Principais Conceitos de TI

Home - Blog - Conheça os Principais Conceitos de TI

Conheça os Principais Conceitos de TI
Conheça os Principais Conceitos de TI

Nos dias de hoje, podemos dizer que a Tecnologia da Informação (TI) faz parte do dia a dia de praticamente todos nós, seja de forma perceptível ou muitas vezes de forma imperceptível. A TI e seus conceitos estão em toda parte e é importante estarmos sempre inteirados sobre estas palavras. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com alguns dos principais conceitos de TI e uma breve explicação sobre os mesmos. Acompanhe!

 

BAM (Business Activity Management)

BAM ou Gerenciamento de Atividades de Negócios provêm do uso da tecnologia para definir e analisar de maneira proativa oportunidades e riscos críticos numa empresa, assim permitindo a maximização da lucratividade e otimização da eficiência nas atividades. Este paradigma pode ser usado para avaliar fatores externos e internos.

 

BIG DATA

O termo “big data” refere-se a dados muito grandes, rápidos ou complexos que são difíceis ou impossíveis de processar usando métodos tradicionais. O ato de acessar e armazenar grandes quantidades de informações para análise já existe há muito tempo. Mas o conceito de big data foi cunhado no início dos anos 2000, quando o analista do setor, Doug Laney, desenvolveu a atual definição de big data como os três Vs: (Volume, Velocidade e Variedade).

 

Business Process Management

BPM ou Gerenciamento de Processos de Negócios é uma disciplina no gerenciamento de operações na qual as pessoas usam vários métodos para descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar, otimizar e automatizar processos de negócios. Embora não seja obrigatório, as tecnologias ativadoras são frequentemente usadas com BPM.

 

Customer Experience Management

CEM ou Gerenciamento de Experiência do Consumidor é a prática de projetar e reagir às interações com os clientes para atender de maneira a exceder suas expectativas, levando a maior satisfação, lealdade e defesa do cliente.

 

ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP ou Planejamento de Recursos empresariais é um processo usado pelas empresas para gerenciar e integrar as partes importantes de seus negócios. Muitos aplicativos de software ERP são importantes para as empresas, porque as ajudam a implementar o planejamento de recursos, integrando todos os processos necessários para administrar suas filiais em um único sistema. Um sistema de software ERP também pode integrar planejamento, compra de estoque, vendas, marketing, finanças, recursos humanos e muito mais.

 

IOBVD (Infrastructure & Operations Business Value Dashboards)

O conceito de (BVD), ou seja, Painel de Valor de Negócios, foi criado pelo Gartner é constituído de painéis de controle com foco em demonstrar justamente como os recursos de TI e I&O impactam o resultado financeiro das empresas. Essa mudança transformadora sobre como as métricas são visualizadas é muito crítica fez diversas organizações de Infraestrutura e Operações substituir seus painéis executivos por novos painéis de valor comercial.

 

IoT (Internet of Things)

O IoT ou Internet das Coisas descreve uma rede de objetos físicos (coisas) que utilizam sensores, software e outras tecnologias para se conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Assim, esses dispositivos podem variar de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

 

ROI (Return on Investment)

O ROI, ou Retorno do Investimento é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de vários investimentos diferentes. O ROI tenta medir diretamente a quantidade de retorno de um investimento específico, em relação ao custo do mesmo. Para para este cálculo o benefício (ou retorno) de um investimento é dividido pelo seu custo. O resultado é expresso em porcentagem ou proporção.

 

SaaS (Software as a Service)

Software como serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de software no qual um provedor terceirizado hospeda aplicativos e disponibiliza aos clientes pela Internet. Contudo, o SaaS é uma das três principais categorias de computação em nuvem, juntamente com infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

 

SLA (Service Level Agreement)

Um contrato de nível de serviço (SLA) é um compromisso entre um provedor de serviços e um cliente. Aspectos específicos do serviço como: qualidade, disponibilidade, responsabilidades, são acordados entre o provedor de serviços e o usuário do serviço. O componente mais comum de um SLA é que os serviços devem ser fornecidos ao cliente conforme acordado no contrato.

 

Gostou de saber mais sobre os conceitos de TI? Então, fique sempre ligado nas nossas redes sociais e no nosso site para continuar inteirado sobre todas as novidades e tudo que a tecnologia tem a oferecer para você e sua empresa.

@ 2020 DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados.

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp