Os três pilares da transformação digital

Já falamos sobre a diferença entre a transformação digital e a modernização de infraestrutura e agora vamos nos aprofundar no assunto transformação digital e você entenderá como a modernização e automação fazem parte dela.

A transformação digital deixou de ser tendência e se tornou realidade para a maioria das grandes empresas. Recentemente também vem sendo alvo de interesse de pequenas e médias empresas que levam como inspiração os cases de sucessos das Startups e seus modelos de gestão e monitoramento dos negócios 100% digitais.

Para colocar a transformação digital em prática é preciso ter conhecimento dos pilares principais necessários e seu impacto dentro da empresa.

Acompanhe para saber mais sobre cada um.

Pessoas

Um dos principais pilares que sustentarão o processo de transformação digital da sua empresa é o capital humano. Mesmo com a total automação de uma área, são as pessoas que criam e transformam a realidade.
Entender isso é saber que sua equipe precisa ser engajada e valorizada para que as coisas fluam.

Oferecer condições favoráveis aos seus colaboradores é uma forma de valorizar a equipe e conseguir contar com o engajamento do pessoal e o compromisso com os ideais de crescimento da empresa. Mudar a organização do fluxo de trabalho promovendo maior autonomia é uma outra forma de engajar as pessoas e até mesmo colocá-las como agente da transformação digital.

Além do capital humano da sua empresa, deve-se considerar também seus clientes. Eles precisam fazer parte do centro e motivo da transformação digital na empresa.

Dessa forma, o ideal é que se entenda não apenas de forma superficial, mas sua identidade, anseios, suas dúvidas e expectativas. Assim, as futuras ações e estratégias desenhadas para o seu cliente terão maior assertividade.

Tratando as pessoas, internas ou externas, como o cerne no processo da transformação digital você estará mais perto do sucesso empresarial moderno.

Tecnologia

Um outro pilar muito importante é a cultura digital. Algo simples para empresas que nasceram baseadas na tecnologia, mas um desafio à parte para empresas tradicionais ou que começaram sua transformação digital há pouco.

Como já mencionamos em nosso blog anteriormente, a transformação digital é um processo onde empresas reinventam seus modelos organizacionais, processos internos e externos por meio da tecnologia.

Quando falamos de processos internos e externos falamos não só da automação interna das áreas e processos das empresas, mas também do contato e relacionamento com o cliente externo, o consumidor.

Além de modernizar a infraestrutura da sua companhia, pense como seu cliente perceberá e se beneficiará dessa transformação. O conceito Omnichannel (ou ‘todos os canais’) é um exemplo de recursos para essa área.

Processos

O terceiro pilar também pode ser entendido como “novo modelo de negócio” e o conceito Omnichannel também se encaixa aqui. Inovar e mudar o modelo do seu negócio é utilizar a tecnologia para planejar, prever, monitorar e agilizar os processos com segurança e assertividade.

Por meio da automação dos processos internos da sua empresa é possível prever o futuro dos negócios. Dessa forma, você consegue acompanhar em tempo real a evolução de cada ação tomada e consegue comparar resultados de forma prática.

A utilização de plataformas e ambientes digitais são aliados na hora de criar uma boa experiência para seu cliente e entendê-lo melhor, assim colocando em prática a transformação digital da sua empresa no ambiente externo. O Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que dá uma perspectiva demográfica além das redes sociais que permite entender quem é o ator digital que está se envolvendo com o seu negócio.

Conclusão

É possível perceber a interligação entre esses três pilares e por isso podemos classificá-los como principais. A transformação digital deixará isso ainda mais explícito, uma vez que a conectividade entre ambiente interno e externo da empresa tende a crescer a fim de produzir transparência e segurança nas relações entre empresa e público pelo meio digital.

Resumidamente, o que era físico, passa a ter plataformas digitais. O que é digital, cresce com mais ferramentas de alcance e interação com os clientes.

Gostaria de um parceiro de TI para a transformação digital da sua empresa? Na Asuris oferecemos diferentes soluções de TI e Segurança da Informação que te auxiliarão no processo.

Fale com um especialista! Estaremos à disposição para atendê-lo.

por | 2019-06-27T21:33:33+00:00 junho 27th, 2019|Notícias|