Entenda o que é DevOps

Se você tem buscado informações e alternativas para a área de T.I da sua empresa, possivelmente já se deparou com o termo DevOps. E se você não é da área de T.I deve ter encontrado certa dificuldade de entender o que é DevOps.

dev e infra


Neste texto vamos te ajudar a entender esse termo que está em constante movimento e cada vez mais presente na vida do profissional de T.I.

O DevOps foi criado com o objetivo de agilizar as entregas do setor de T.I, possibilitando a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infraestrutura de T.I.

Diferente da antiga dinâmica onde desenvolvedores e gerentes de infra não trabalhavam de forma integrada e cooperativa.

O começo de tudo

Metodologias que deram início ao DevOps

Em 2019, metodologias para a gestão dos serviços de TI se juntaram em uma série de seminários, conferências e palestras ao redor do mundo, e, sem perceber, transformaram-se na filosofia base por trás do DevOps.

O Agile foi essencial para a formação do que seria futuramente o DevOps, deixando para trás metodologias de desenvolvimento de software modelo cascata e indo em direção a um ciclo contínuo, por exemplo.

Hoje, através do “sistema” DevOps, funcionalidades, responsabilidades compartilhadas e a confiança entre Dev e Infra são itens exaltados e promovidos. A cultura estende o modelo de desenvolvimento Agile de forma a promover a integração contínua até a entrega. Diferente do modelo anterior, que manteve a “cascata” em sua operação.

O DevOps encoraja a automação da mudança, configurações e processos de lançamento.

Segurança em Aplicações Modernas

O sistema DevOps foi inicialmente implantado em provedores de serviço na nuvem, conta com aplicações modernas rodando na nuvem e partes que costumavam ser consideradas infra, agora diretamente no código.

Empresas que costumam lançar diversos deployments por dia precisam ter a certeza de que nenhum bug acontecerá no que já está rodando. O DevOps ajuda a garantir deployments frequentes com quase nenhuma taxa de fracasso ou break.

Com benefícios atrativos para o mercado, companhias de todos os tamanhos estão interessadas em implementar práticas DevOps. Algo interessante é que as Startups usam DevOps há tempos, mesmo sem perceberem.

Ferramentas DevOps

O diferencial do DevOps é a priorização da colaboração, integração contínua e busca por ferramentas que promovam vantagens e benefícios para a automação da configuração da infraestrutura para o desenvolvimento. Tudo em uma perspectiva de ciclo de vida do produto.

Para isso, o DevOps conta com ferramentas como: Controle de versão e a automação do código para deployments, vistas como as mais “impactantes”.

Entretanto,  há diversas outras ferramentas que podem e devem ser utilizadas, como a configuration management, ticketing systems, monitoramento e provisionamento.

Ainda restam dúvidas?

Veja alguns dos benefícios que o DevOps tem trazido para as áreas de T.I:

  • Melhoria na frequência de deployments;
  • Taxa de failures muito baixa;
  • Lead time de projetos mais curto;
  • Entregas melhores e mais frequentes;
  • “Faster mean time to recovery”;
  • Áreas mais integradas;
  • Tarefas automatizadas;
  • Escalabilidade e elasticidade.

Se interessou e gostaria de consultar um profissional de T.I sobre o DevOps?

A Asuris conta com profissionais atualizados e capacitados a atuar em quaisquer tipos de negócio. Portanto, não permaneça com dúvidas se sua empresa apresenta a mínima necessidade de contratar serviços de DevOps.

por | 2019-05-10T19:15:22+00:00 março 19th, 2019|Notícias|